AW
ATELIER
DE ARTES
A densidade do gesto
"A obra plástica de Ana Wenke tem como uma de suas principais características a densidade. Isso se expressa tanto na maneira de manifestação do gesto como na forma de utilização das cores. Existe uma liberdade de movimento associada a um pensar sobre o existir.
O resultado é uma obra em que a expressividade se faz presente na construção da matéria pictórica. Se, por um lado, existe o trabalho com sucessivas camadas para atingir a imagem final; por outro, o fundo da tela aparente funciona como recurso visual para construir vazios e luzes.
Dessa maneira, o que é dito e o que fica escondido dialogam num processo de revelar/esconder próprio da arte. Perante o risco de o explícito escancarar mistérios, os silêncios das e nas telas trazem um contraponto que auxilia na construção de uma poética peculiar, marcada por um fazer intenso.
O trabalho, nessa jornada existencial e plástica, tende a apresentar surpresas renovadas. Por ser de resolução rápida, aponta para um processo construtivo que pode a cada instante trazer novos caminhos e vertentes, num desdobrar de emoções, tanto da criadora como do observador, mentalmente participante num devir de emoções."
Oscar D’Ambrosio é doutor em Educação Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (Seção Brasil).